quarta-feira, 12 de julho de 2017

Suporte - Façanhas de Estilo de luta - Dragon Age



Uma das coisas que me deixa feliz em jogar o RPG do Dragon Age é o combate. Não é comum jogadores ficarem planejando manobras mirabolantes para cenas, o combate é dinâmico e bastante fluido.
 Isto se deve a mecânica das “FAÇANHAS”, um mecanismo que adiciona efeitos em ataques durante um turno. Em uma forma simplista de falar, não teremos alguém passando 20 minutos pensando em como realizar uma manobra e tentando testes e mais testes para o mesmo efeito sem causar dano algum ao alvo, este mecanismo resolve esta simplesmente cena. Ao contrário de outros sistemas onde um teste mau sucedido ou errado para causar “um efeito”, é igual a um turno perdido, [1] o sistema que funciona no Dragon Age é o seguinte: o teste de acerto é feito primeiro e depois, rola-se os efeitos, dependendo dos pontos de façanha é possível fazer muitas coisas com um único teste! O combate se torna mais rápido e dinâmico. Para muitos, o que está faltando são manobras em que eles possam usar com “golpear os olhos do oponente” (cegar é uma façanha especial de 2 pontos que só os corvos de sangue usam), mas tem coisas que apenas em momentos específicos podem ser usadas. Um grupo de façanhas que fosse baseadas em habilidades do jogo que não tem representação do RPG de mesa me pareceu uma ótima matéria para agregar ao blog, logo peguei duas de cada estilo de luta e fiz adaptações. Estas façanhas não estão disponíveis a princípio, elas são ensinadas como técnicas de luta de um estilo ou aprendidas com o tempo, então é por este motivo que as façanhas listadas a seguir tem como pré-requisito ter o nível “Experiente” em um estilo de Luta. Todas as “Façanhas de estilo” de luta são retiradas dentre as habilidades do jogo “Dragon age 2” e “Inquisition”, o uso delas não vai desbalancear o jogo, vão somente aumentar o leque de opções para façanhas de combate. Em geral todas são focadas em causar dano ou causar efeito.

Lista de Façanhas de estilo de luta.

Arquearia
Tiro de impacto (3 PF): A onda de choque após o seu ataque quebra a flecha no alvo. Dificultando a movimentação do mesmo.
 (-2 na defesa permanente cumulativo.)
Tiro Evasivo (2 PF): Quando atira de um ponto no solo, dá um salto para trás que pode desengajar de todos os inimigos adjacentes e se deslocar até 3 metros pra trás. (Sem usar ação de movimento.)



 Arma e Escudo
Pancada com escudo (3 PF): Role um novo ataque usando seu escudo como arma, se for bem sucedido, além de causar o dano normal, seu inimigo ficará atordoado até seu próximo turno. (Defesa -2 e Ataques -2)
Golpear com escudo  (2 PF): Durante seu ataque um rápido movimento lhe permite bater com o escudo no alvo depois de acertar com sua arma. (O alvo é empurrado 2 m para um lado a escolha do atacante e leva dano adicional, igual ao valor de Força.)



Duas Armas
Presas duplas  (2 PF): Ao causar dano com a postura ofensiva do estilo duas armas, o alvo recebe dano adicional, igual ao atributo força. (Se o jogador atacar furtivamente, o dano de força é o dobrado.)
Dança da espada (2 PF):  Após realizar um ataque, um ladino pode fazer um teste de Destreza “esconder” contra “percepção do alvo”, se passar, estará furtivo para este alvo no próximo turno.



Arma de Duas Mãos
Golpe circular (4 PF): Todos os inimigos adjacentes ao atacante levam o mesmo ataque, ou seja, todos recebem dano pela mesma rolagem de dado.
Golpe Pesado (2 PF): Aplicando um pouco mais de peso na espada e a rotação do golpe, o atacante pode aumentar a força de seu impacto. (Some o “dobro” da força no dano.)



Arma Única
Golpe Torcendo Pulso (2 PF): Ao golpear com uma mão, um leve movimento no punho aumenta o dano da arma. (Some o valor de “destreza” ao dano da arma.)
Socar com o Cabo (4 PF): Aplicando um rápido movimento no ataque com o cabo da espada, o alvo recebe um golpe ou no rosto ou em outro ponto do corpo com esta parte da arma. (Realize um novo ataque com a arma, ele não gera façanhas e seu dano não é considerado letal.)  Causando dano, o alvo fica atordoado por um turno. (-2 Defesa e -2 ataques.)



AVISO:
Estas façanhas de estilo de luta podem facilmente tornar o combate muito mais letal para os inimigos. O narrador deve estar aberto a deixar o jogo mais parecido com o jogo de videogame do Dragon Age quando usar estas façanhas. Em contrapartida os jogadores devem estar cientes que os inimigos terão acesso às mesmas façanhas.