quarta-feira, 30 de março de 2016

Entrevista do Conclave - 2º Convidado (Rafael Beltrame.)



 Rafael Beltrame - Moostache

Conclave: Primeiramente obrigado por ceder um tempinho para nos responder, a quanto tempo você joga RPG Rafael?

Rafael: Eu que agradeço! Eu jogo a mais ou menos 20 anos, migrando entre Mestre-Jogador-Mestre-Escritor-Mestre.....

Conclave: Qual sistema foi o primeiro que você jogou? Como foi essa experiência?

Rafael: Foi o GURPS. Era uma época que você não tinha internet para consultar os outros, era na base do “erro e acerto”. Na real, ninguém se importava muito com “jogar certo”. O lance era se divertir mesmo.


Conclave: Quando você decidiu escrever livros e aventuras de RPG?

Rafael: Eu comecei com pdfs  gratuitos para a Redbox. Era apenas minha vontade de colaborar com algo bacana, e então surgiu o interesse da editora em ter material meu publicado. Não preciso dizer o quanto fiquei feliz, né?

Primeiro trabalho de Rafael para Old Dragon.

Conclave:  Como você teve seu primeiro contato com a Redbox? Ele  influencio muito na criação do Moostache?

Rafael:Então, como descrevi acima, foi por envolvimento mesmo. Sobre a criação do Moo, foi sim: a necessidade de criar um lugar exclusivo para o material da Redbox, dado o suporte que gostaria de dar aos seus produtos. Como dá pra notar, nosso forte é Old Dragon, mas nos esforçamos para ter material dos outros jogos (por sinal, se o leitor quiser colaborar, entre em contato conosco!)
Além disso, tenho trabalhos pela Pinnacolo, Unza RPG, Flying Ape e Solar Entretenimento. Só tenho a agradecer a toda essa gente pela confiança em meu trabalho!


Conclave: Como anda o conteúdo do  Moostache? Eu sei que hoje há mais colaboradores, mas como você está se organizando para gerenciar a pagina? Influencia muito em seus projetos pessoais?

Rafael:Graças aos deuses, o Thiago Righetti surgiu no Moo como o cara que estala o chicote! Sim, eu tive que me afastar um pouco do Moostache, mas to sempre de olho no trabalho dos colegas. Por sinal, tem vários trabalhos do Rafa Alves, do Atailton e do Righetti que eu penso comigo mesmo “putz! Por que não tive essa ideia antes?!”. Os caras são muito fera.

Conclave: O que está planejando para 2016? Tem algo que esteja trabalhando em especial?

Rafael:Claro! Em primeiro lugar, financiamento coletivo para um livro abrangendo os pdfs que fiz sobre classes do Old Dragon. Assim, em um livro só, teremos todas as dicas para aproveitar ao máximo nosso querido Dragão Velho.

Conclave: Nós sabemos que você conhece o chefe, e sabemos que ele respeita sua opinião e que muitas vezes vocês debateram assuntos polêmicos, abre o jogo para nós, Pessoalmente o Erivas é muito chato? (Talvez meio doido?)

Rafael:O Erivas é um cara muito perigoso! Se você vacilar, ele te joga numa masmorra cheia de escorpiões radioativos!
Falando sério, ele é um cara muito criativo e trabalha de forma “multi sistema”. Assim, seu material pode atingir várias pessoas, o que é muito útil. Tivemos algumas discussões em função de nossas percepções pessoais sobre o que seria uma aventura “sandbox”, “old school” e esses termos marotos que adoramos usar em discussões nerds de RPG.
Mas no fim, basta ter respeito mútuo que tudo se arruma, como podemos comprovar em nossa convivência.

Conclave: Obrigado mais uma vez por seu tempo e por responder ao pedido de entrevista Rafael, teria algo que queira dizer para os leitores do Blog?


Rafael:Eu que agradeço pelo convite! Espero ler muita entrevistas bacanas aqui no blog! E você já sabe, né? Cuidado com os escorpiões radioativos! (ou aranhas gigantes, que parecem ser o forte do Erivas!)

Contatos:

Caso queira enviar material para o Moonstache pode usar o email do Rafa para entrar em contato:

rafaelbeltrame@gmail.com