quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Como foi o meu Old Dragon Day? Foi bem...




Antes de mais nada, vou deixar registrado meu posicionamento claro e sem rodeios.

     “Eu não estou sendo pago pela Redbox, nunca recebi um tostão por nada que fiz pela redbox ou pelo Old dragon durante todos estes anos de Game Day, nem meu nome aparece nos créditos de qualquer aventura ou ilustrações dos materiais oficiais da editora. E é de livre e expontanea vontade que eu colaboro com material para old dragon todos os anos. Eu gosto do Old Dragon e quero acreditar que o ocorrido neste Old Dragon Day foi pela Ultima vez, não nego que aconteceu o imprevisto inconveniente mas eu gostei do Old Dragon Day 2015.”

Eu passei um sufoco para preparar o material deste ano, eu tenho costume de montar kits com a aventura e as fichas alem dos mapas para o evento, Vide as fotos do ano passado e do anterior , assim vai confirmar o que eu digo. (Fotos do Old Day no Forpg 2014.)

  Primeiramente este ano, as dificuldades foram muito presentes, tudo começou ao receber a aventura. A palavra bonita que descreve a aventura é “Uma aventura modular”, ela tem várias partes que você decide se usa ou não, com desafios de níveis autos e baixos misturados. Eu li a aventura e após terminar eu pensei “Cadê a Dungeon?” Uma aventura de Olday é uma propaganda do RPG par pessoas que nunca jogaram, eu sempre via o Olday como um evento para divulgar o RPG, cativar novos jogadores e assim recrutar novatos para o passatempo, porem a aventura é tão contramão das clássicas que na minha visão ela não se encaixava... Acho que foi ai que percebi que a pegada desse ano era outra, esta aventura foi direcionada para quem já joga e quer uma experiencia diferenciada no cenário de Legião.


   Eu esperava uma Dungeon com uma sugestão de enredo (Aventura em formato de modulo*) Ao invés disso veio uma aventura roteirizada pela metade com uma roleta de eventos aleatórios que poderiam acontecer sem um final. (Metade dela veio plot e a outra foi modular*.) Fui criticado por outro narrador que interpretou que o final da aventura era a caixa cinza que sugere que tem sobreviventes do primeiro arco da aventura e que eles vão combater estes sobreviventes como desafio final, mudei minha forma de pensar e esperei ver como as fichas feitas da aventura iriam interagir com o roteiro.


Mas para minha tristeza elas não saíram. Ao perceber que eu não poderia narrar a aventura por causa deste atraso na publicação, eu decidi fazer fichas adequadas a aventura as pressas e coloquei no blog, as fichas saíram fora de tempo hábil para eu poder narrar no sábado, Narrei na mesa de Sábado com minhas fichas, a mesa de domingo recebeu as fichas do evento “Anime Master” que as imprimiu sábado para nos que narraríamos no evento. O resultado das duas mesas foi:



Sábado:
Grupo experiente com as minhas fichas , Vitórias completa com direito a detonar um Inumano em uma rodada quase sem armas.




Domingo: Grupo de novatos que nunca jogaram RPG, venceram os desafios com uma grande dificuldade, teve apenas uma morte , o grupo inteiro se sentiu muito limitado, mas o importante é que se divertiu.


Fazer uma aventura focada em uma experiência diferenciada para um grupo de jogadores experiente, ajuda a manter seu público feliz, se não fosse os atrasos e as dores de cabeça pré mesa, talvez este fosse evento Olday que mais teria agradado o publico da REDBOX.


Eu gostei de como a aventura se desenrola depois que o grupo foge do combate inicial, mas desenvolver estas cenas depende do grupo, eu usei os mesmos encontros em ordem diferente nas duas mesas, a aventura foi bastante satisfatória e em muitos pontos conveniente, se o tempo esta acabando, basta encerrar depois da cena atual, afinal eu posso não usa outro encontro. A aventura “Modular” pode ser encerrada com apenas 3 encontros. (Um de cada nível.)  Compare as cenas nas duas cessões:



Ei Erivas a tua foto não parece muito criativa,
 Você não vai ganhar nenhum dos prêmios!

  A foto da mesa não está concorrendo seriamente a premiação, pois são muito Normais para serem premiadas.
 Todos os anos uma foto Criativa e diferente com gente fazendo uma cena ou usando um adereço revolucionário ganha, fotos normais de pessoas jogando nunca foram premiadas, por isto eu decidi tirar uma foto padrão em todo Old Dragon Day, meus jogadores mostrando suas fichas comigo mostrando a capa da aventura. Esta foto é apenas o registro desta cessão divertida que pode ou não ter iniciado um novo RPGista. Não se foque muito na premiação, tente se focar na mesa e na diversão, esta foto é um mero registro da mesa.


Espero que o Old Dragon Day de vocês tambem tenha sido Divertido, e que ano que vem seja mais bem organizado.