terça-feira, 27 de outubro de 2015

Reporte de Playteste - Aventura de D&D5e


Semana passada estive na casa do meu narrador de D&D5e para jogar com meu Bardo, porem a maior parte do grupo faltou a cessão e acabei ficando sem partida, meu narrador e um outro integrante da mesa me indagaram: "trouxe alguma one-shot?" E eu respondi o que sempre respondo: "Macaco come banana?" assim eles me convenceram a narrar a aventura "um casamento indigesto", porem eu estava com ela adaptada para outro sistema, e eles se negaram a jogar naquele sistema queriam sua versão para  D&D5e, (Depois desta cessão me convenci que levará pelo menos mais dois mezes jogando estudando o sistema para que eu narre de forma efetiva e satisfatória...) sem escolha abri o pdf enquanto o "Emydgio" convidava uma conhecida apara completar a mesa, fazendo assim 3 jogadores, eu já havia narrado esta aventura com 3 jogadores e eles foram efetivos em  outro sistema, mas em D&D5e isso desregula o nível de desafio dela.
  Primeiramente jogamos com as fichas da  caixa do starter-set traduzidas e optimizadas pelo "Emydgio" sendo que um paladino, uma ranger e um mago seriam o grupo. Esta aventura recomenda ter no minimo 4 Personagens e eu pensei em por um NPC mas como já tinha narrado com 3 sem problemas achei que seria a mesma coisa e deixei os três sozinhos.

  O recrutamento correu como o esperado com uma interpretação minha do taberneiro e notei o primeiro ponto a melhorar na aventura, "Tenho de por mais informações de como o menino foi sequestrado ", deixar isso só para o mestre pode ser problemático se o narrador não for experiente,  após o serviço ser acertado, o grupo rastreou os Goblins até  sua caverna, uma alteração que fiz foi colocar apenas duas sentinelas na entrada da caverna no lugar de  quatro, desta forma o combate para 3 jogadores ficaria mais equilibrado,  o grupo se escondeu ao redor da entrada e atraiu a tenção de uma sentinela, eliminando em silêncio o vigia Goblin, o outro foi abatido pela magia Sono da maga elfica, o grupo entrou na caverna com cautela em seguida. 

Eles foram recebidos pelos quatro goblins que se escondiam nas pedras. Neste combate eles atacam com facas e Arcos, usando as pedras como cobertura, o que lhes dá cobertura contra ataques a distância, uma vantagem que não afeta o paladino pois este só atacou Corpo a corpo, sua CA alta foi muito útil, sendo o motivo de mau ter recebido ataques nesta combate, a Ranger e a maga seguiram eliminando os Goblins na base do "one hit Kill" (Um ataque uma morte.)  sendo assim o único com perda de pontos de vida nesta combate foi o paladino. O grupo avançou para a sala seguinte onde os Goblins desossavam cadáveres, para o nojo deles...

Neste combate o grupo se expalhou pela sala tentando enfrentar os oponentes a distância, o paladino tentou se engajar com o máximo de oponentes para impedi-los de avançar, porem goblins desengajam ser levar ataque de oportunidade, a manobra foi inútil. A elfa maga e a arqueira foram feridas neste combate mas eliminaram a maioria dos Goblins, o Goblin de Cutelo foi um dos primeiros a cair, o paladino recebeu dano consideravel neste combate e o grupo usou suas curas, um único goblin escapou neste combate. (Grande erro....)


Na aventura original o elemento surpresa era muito útil, com a fuga do Goblim o grupo perdeu isso, admito que fiz algo que deixou a aventura um pouco mais letal, inclui no desafio um Xamã  Goblim, Sua ficha tem magias de suporte e uma ofenciva mas no outro sistema o grupo detonou fácil, bem nesta cessão não foi bem assim...

No texto original desta aventura o Goblim que celebra o casamento não é um Xamã, logo não tem magia de suporte nem ofensiva, dando au grupo mais chances de sobreviver ao  ataque  em maça dos malditos. A estratégia de funil, recuar para não lutar com todos usada pelo gruo não funcionou pelo fato de ser preciso dois combatentes corpo a corpo para fechar o corredor, com um só o paladino em poucas rodadas caiu para os Goblins. Sem deu Protetor  direto foi questão de uma rodada para a Arqueira  (Ranger) Cair devido a ataques dos Goblins. A fuga da maga elfica então termina nossa cessão com meu Primeiro TPK no D&D5e.



Sobre a Aventura, o que eu Achei.


Eu gostei muito da experiencia com D&D5e, foi interessante logo após a partida da One-shot ver o livro do Narrador e descobrir que a aventura que parece bobinha a principio era categorizada como "Desafiadora" baseado no calculo de ND do livro do mestre. Me convenci que narrar para 6 jogadores a mesma aventura não é a mesma coisa que narrar para apenas 3, se tivessem 6 nos combates as chances de todos os combates terem terminado no primeiro turno e sem feridos eram muito maiores, ter um clérigo para curar o grupo tambem poderia ser muito útil, sem falar de que pelo calculo do narrador "José Emydgio" o grupo de 3 personagens teria passado para o segundo nível antes do combate com o ultimo grupo de Goblins, a experiencia da aventura garante que um grupo de 6 jogadores termine em segundo nível garantido. (Basta calcular o XP de 24 Goblins.)
  Cheguei a conclusão de que a estrutura precisa de ajustes, entre eles o mapa que eu tive de desenhar em tempo real no grid do Meste "Emydgio", eu alterei a estrutura da dungeon para caber na folha em A2 o que foi bem fácil aliás, este novo leyout inclui um corredor em "L" que possibilita a batalha afunilada que o grupo tentou usar, vou desenhar novamente este mapa para incluir este Corredor.  
  uma coisa que ninguém pensou a princípio foi que a missão do grupo era resgatar o garoto,  não matar os goblins, por isto se eles tivessem entrado na sala correndo e pego o garoto, poderiam fugir do combate, terminando sua missão sem lutar contra todos os Goblins. Futuramente vou tentar incluir  uma versão estendida desta aventura para D&D5e revisada com as dicas que receber de quem narrou.



OBS: Só lamento não ter podido jogar com meu bardo naquela noite, espero que logo tenha uma cessão de com ele, ja fiz até uma miniatura dele para usar na Campanha.


Erivaldo Fernandes (Erivas)